O voo cancelado é um problema bastante comum e que traz uma série de dúvidas para quem perdeu algo importante ou já estava com tudo agendado, inclusive hotel.
Desse modo, separamos esse conteúdo para que você consiga entender exatamente tudo o que precisa sobre os seus direitos acerca desse tema.
Vamos lá?
Caso você não saiba exatamente o porquê isso acontece, é importante ressaltar que o voo cancelado pode ser algo totalmente sob o controle da companhia aérea ou não.
Por exemplo, as causas mais comuns para esse problema incluem:
Também podem ter casos excepcionais onde pode ser feito o remanejamento para outro avião, quando possível, o que pode fazer com que nem todos os passageiros acabem embarcando.
Seja qual for o motivo, é importante que a empresa sempre avise sobre o problema, para que você saiba exatamente o que está acontecendo.
É importante dizer que muitas vezes, os voos atrasam, mas ainda assim não são cancelados, da mesma maneira que acontecem outros problemas aéreos comuns.
Se esse for o caso, clique aqui para conhecer esses problemas e saber como resolvê-los.
Já em relação aos seus direitos diante de um voo cancelado são:
Caso você chegue ao seu aeroporto de partida e receba a notícia de que o seu voo foi cancelado, existem três opções diferentes de direitos:
Entretanto, nos dois primeiros casos, a companhia aérea está isenta de oferecer qualquer tipo de assistência material.
Por outro lado, se você escolher a terceira opção, é obrigação da empresa fornecer a assistência que você pode precisar, como hospedagem e alimentação.
Vale ressaltar que a assistência material também é válida para voos atrasados.
Se você já pegou o voo principal, chegou a uma escala ou conexão e teve seu voo cancelado, os direitos que você tem são:
Neste caso, na segunda e terceira opção, a empresa pode suspender a assistência material, fazendo com que você arque com demais custos que possam aparecer.
Por outro lado, nas demais opções, é obrigação da companhia aérea fornecer a assistência que você precisa, como hospedagens, alimentação e translado, em alguns casos.
A preterição de embarque não quer dizer exatamente que o voo foi cancelado, mas pode ser entendido dessa maneira.
Em suma, a preterição significa que, mesmo que você tenha feito tudo corretamente, o voo foi negado devido a motivos de segurança.
Geralmente, isso acontece quando há a necessidade de troca de aeronave, overbooking ou outras questões mecânicas.
Ou seja, a sua viagem não vai acontecer.
Diante disso, o mais comum que a empresa procure por passageiros, em outros voos de mesmo destino, que podem migrar para outra aeronave.
Em outras palavras, tenta fazer o remanejamento de passageiros para que, aqueles que realmente precisam chegar àquele destino, consigam chegar e, os demais, cheguem em outro dia ou horário.
Frequentemente, a preterição de embarque envolve um sistema de recompensas.
Assim, a companhia oferece algum tipo de benefício para que os passageiros desistam daquele voo e sigam para um próximo.
Essa compensação pode ser feita através de valores em dinheiro, upgrades de voo, milhas aéreas, diárias em hotéis gratuitas e outras.
Nesses casos, é papel da companhia oferecer a assistência material que você pode precisar até o próximo voo.
Também existem uma série de direitos acerca de passageiros que passarem pela preterição, sendo que você pode conferir este documento disponibilizado pela ANAC.
A grande realidade de quem depende das companhias aéreas é que nunca se sabe quando algo pode acontecer.
Ou seja, você sempre está sujeito a ter um voo cancelado ou mesmo atrasado.
Inclusive, é muito comum que os voos comecem, primeiramente, a dar sinais de atraso, algo que é repassado para os passageiros.
Esse atraso pode durar várias horas até que seja liberado ou também pode ficar assim e, depois, ser cancelado. Tudo depende do motivo.
Nesse caso, alguns direitos que você tem são:
Se o voo atrasar por mais de quatro horas preserva-se os mesmos direitos citados para voo cancelado, seja pedir reembolso ou assistência material.
Além do mais, esses direitos são válidos, no caso de atraso, tanto se você estiver no aeroporto de origem ou partida bem como em aeroportos de escala ou conexão.
Em casos de maiores dúvidas, problemas ou para fazer a sua solicitação de compensação, vá até um ponto de check-in ou consulte um atendente para saber como proceder.
Teve algum problema com bagagem extraviada? Conheça seus direitos neste post.
Então, gostaria de compartilhar a sua história ou tirar alguma outra dúvida?
Comenta aqui embaixo para que possamos lhe ajudar.
Até o próximo post!
Passou por algum problema com alguma companhia aérea e quer ser ajudado(a) por um especialista?
Entre em contato conosco através de uma das opções abaixo: