Conta do Instagram hackeada: como recuperar o perfil e ser indenizado

5 motivos para o seguro ser negado
14 de outubro de 2021
Conta do Instagram hackeada: como recuperar o perfil e ser indenizado

Você já teve sua conta do Instagram hackeada e não soube o que fazer para recuperá-la? 

No texto de hoje, vamos te ajudar a compreender quais são os próximos passos ao ter a sua conta do Instagram invadida por golpistas, como recuperar o seu perfil, se manter seguro na web e como ser indenizado.

Segundo um estudo divulgado na plataforma Cupom Válido, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, ficando atrás apenas das Filipinas e da Colômbia. 

De acordo com os dados da Hootsuite e WeAreSocial, mais de 150 milhões de usuários estão conectados às redes sociais com, em média, 3h42 de uso diário.

Porém, junto com a revolução promovida pela internet e as redes sociais na vida das pessoas, surge, também, uma nova categoria de golpes: os virtuais.

Os golpes virtuais estão cada vez mais inteligentes e convincentes, e saber o que fazer quando se é vítima de algum deles é muito importante, principalmente para que você possa ser indenizado corretamente.

Além disso, para que você não se veja na mesma situação novamente, é necessário conhecer os melhores jeitos de se prevenir de novas armadilhas on-line.

Golpes do Instagram mais comuns em 2022

Com a virada do ano, vem também uma nova leva de golpes cibernéticos.

Conheça os principais para que você saiba identificá-los e se proteger e, caso seja necessário, busque o Portal do Consumidor para ajudá-lo a assegurar os seus direitos.

Alteração de titularidade

Perfis comerciais são os mais buscados para esse golpe. O golpista tenta recuperar o perfil por SMS para, dessa forma, descobrir se o número cadastrado na conta é o mesmo de contato disponibilizado publicamente pela vítima.

Com essa informação, o criminoso altera a titularidade da linha telefônica e, assim, consegue o acesso ao perfil.

Para este golpe, é possível propor uma ação indenizatória contra a operadora.

Se você tiver um perfil comercial que foi invadido através da troca de titularidade do telefone de recuperação, envie um formulário de reclamação para O Portal do Consumidor clicando aqui.

Phishing

O nome já nos dá a dica do que esperar. O golpe do phishing, ou “pescar”, consiste no ato de jogar uma isca on-line para a vítima a fim de conseguir atrai-la para o golpe.

Se obtiver sucesso, o golpista conseguirá dados confidenciais para realizar operações fraudulentas, como aplicar golpes nos seguidores do perfil da vítima, por exemplo.

A pesca pode ser feita por meio de qualquer rede social, como e-mail, Instagram, Facebook, SMS, etc.

No caso do Instagram, os golpistas costumam enviar uma mensagem se passando por um perfil autêntico da empresa Instagram, informando que o perfil teve problemas com direitos autorais e, caso não confirme através de um link, perderá acesso ao perfil.

Acreditando que está falando com uma equipe do próprio Instagram, o usuário acessa o link e fornece suas informações de login.

Recadastramento de e-mail

Se você pesquisar por “golpe do recadastramento de e-mail”, vai encontrar diversos alertas, inclusive de instituições financeiras, de que os e-mails são falsos.

Nesse golpe, os criminosos utilizam do nome de sites, marcas ou empresas já conhecidos para ganhar a confiança das vítimas ao solicitar o recadastramento do e-mail de login.

Uma vez que o link é acionado e as informações da vítima são inseridas, os golpistas conseguem acesso aos seus dados.

Alguns golpistas têm usado essa tática para enviar e-mails se passando pela empresa Instagram solicitando que o usuário acesse um link e forneça seus dados de login e senha.

Falsos formulários

Parecido com o golpe do recadastramento de e-mail, os falsos formulários também utilizam de nomes de marcas idôneas para conquistar as vítimas.

No caso do formulário, porém, os dados solicitados podem incluir os dados de login e senha do Instagram.

Perfil falso

Os perfis falsos estão a todo vapor pelas redes, e suas intenções podem ser várias.

Os golpes podem ir desde a oferta de produtos por preços muito abaixo do que os de mercado até golpes mais elaborados que possam envolver o roubo de informações confidenciais do usuário.

No Instagram, os golpistas criam perfis simulando equipes do próprio Instagram solicitando informações dos usuários. Eles alegam problemas no perfil e ameaçam a perda do acesso à rede.

Como o Portal do Consumidor pode te ajudar?

Você pode até não saber, mas essas vítimas estão muito mais próximas do que se imagina. Esse é o caso da médica e empresária Danila Flores, proprietária da conta do Instagram @dradanilaflores.

No último ano, sua conta com quase 90 mil seguidores foi tomada por um hacker e utilizada para aplicar novos golpes com o seu nome e imagem. A vítima, ainda, teve a titularidade do seu número de telefone alterada perante a operadora para dificultar a recuperação da conta.

Danila Flores conseguiu, por meio de uma ação judicial intermediada pelo Portal do Consumidor, que o Instagram providenciasse, em até 48 horas, o necessário para a recuperação do perfil sob pena de aplicação diária de multa de R$ 2.000,00.

A conta foi devolvida pelo Instagram a fim de cumprir a ordem judicial.

Em ação promovida após os transtornos causados pelas tentativas amigáveis – porém ineficazes – de recuperação de conta pela vítima, o juiz decretou que a rede social pagasse R$ 10.000,00 à vítima à título de danos morais.

A mudança de titularidade aceita pela operadora sem a autorização da vítima, como mencionado anteriormente, ocasionou, ainda, em ação indenizatória. 

Caso você tenha um perfil comercial que foi invadido através da troca de titularidade do telefone de recuperação, envie um formulário de reclamação para O Portal do Consumidor, clicando aqui.

O que diz o Código Penal brasileiro sobre crimes cibernéticos?

Conta do Instagram hackeada: como recuperar o perfil e ser indenizado

Novas leis de proteção têm sido desenvolvidas e aplicadas, como é o caso da Lei dos Crimes Cibernéticos (Nº 12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann.

Essa movimentação no Código Penal acontece devido à grande quantidade de golpes virtuais executados atualmente.

A Lei Nº12.737/2012 é responsável pela penalização de crimes cibernéticos que envolvem a invasão de dispositivos de informática, como computadores, celulares etc, e seu texto foi o primeiro no Código Penal brasileiro a tipificar esse tipo de crime. 

Tendo em mente o quão impactante um golpe virtual pode ser na vida dos usuários da internet, é importante que a busca por auxílio legal não seja deixada de lado e nem para depois.

As recomendações para esse tipo de crime são de que a vítima reúna evidências, como prints e conversas nos aplicativos (SMS, Instagram, WhatsApp, Messenger…). 

Em seguida, registre as evidências no cartório mais próximo.

Esse registro é chamado de ata notarial, e é ela quem valida as informações que você reuniu, afirmando perante a lei que elas são verdadeiras.

Por último, mas não menos importante, registre um boletim de ocorrência (B.O.).

O Portal também pode te auxiliar. Para mais informações, entre em contato pelo nosso número de WhatsApp, clicando aqui.

O que significa ter a minha conta do Instagram hackeada?

Antes de saber se você teve a sua conta do Instagram hackeada de fato, vamos, primeiro, entender em que consiste esse golpe.

Quando uma conta do Instagram é hackeada, isso significa que, em algum momento, alguém que você não conhece, não confia e não autorizou a entrar em seu perfil conseguiu acessá-lo. 

Por se tratar de um acesso que não pertence ao dono da conta, dizemos que ela foi hackeada. Ou seja, essa conta foi invadida por um hacker.

Essa invasão pode ser feita para diversos fins, como aplicar golpes em seus contatos e conhecidos buscando uma maneira de conseguir dados bancários, se passar por você para pedir dinheiro, propagar discursos de ódio nas redes, divulgar informações falsas etc.

Como saber se meu perfil foi mesmo hackeado?

Primeiro, é importante entender se o problema que você identificou na sua conta é, realmente, devido a uma possível invasão. Identificar esse tipo de golpe é mais fácil do que você imagina.

Alguns sinais te ajudarão a perceber se a sua conta do Instagram foi hackeada, e o primeiro deles você encontra na tentativa de login.

Se você tentar entrar na sua conta utilizando as informações e senha corretas e mesmo assim não conseguir efetuar o login, já pode começar a desconfiar de que alguma atividade suspeita está acontecendo.

Algumas vezes, quando a conta já foi hackeada, o dono pode ser deslogado automaticamente de seu perfil, o que vale como um sinal de alerta para o golpe.

Perdi o acesso à minha conta. Como faço para mudar a senha?

Você deverá utilizar a opção Esqueceu a senha? na página inicial do aplicativo ou do site do Instagram e cadastrar o seu e-mail, telefone ou nome de usuário para solicitar a alteração da senha.

Um link de acesso será enviado pelo Instagram em seguida.

Para entrar na sua conta a partir desse link, é preciso escolher entre o e-mail cadastrado ou o número de telefone para receber o código de segurança que verificará a sua identidade.

Com o código de segurança em mãos, o próximo passo é inseri-lo e clicar para confirmar.

Segui todos os passos e não consegui alterar a senha. O que fazer?

Buscar uma solução que envolva o suporte da plataforma do Instagram é a melhor opção no caso de os golpistas já terem se apossado da sua conta completamente.

É possível que os dados cadastrais já tenham sido alterados ao solicitar a redefinição de senha, e por isso você perdeu o acesso à conta.

Assim, você não reconhecerá o e-mail e o número de telefone informados à plataforma para a recuperação de senha, já que eles serão dos golpistas, e não seus.

Nesse caso, clique em Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone. Para essa etapa, você precisará fornecer ao Instagram mais detalhes a respeito do seu problema por meio de um formulário automático

Nele, você informará novos dados, como o seu e-mail de contato e o e-mail que você utilizou para criar a conta que está tentando recuperar. Selecione qual tipo de perfil é o seu (comercial, pessoal…) e selecione a opção Minha conta foi invadida

Há, também, um campo para que você possa compartilhar mais informações caso considere necessário.

O próprio suporte do Instagram enviará as próximas instruções para o seu e-mail de contato.

É melhor prevenir do que remediar: como manter a sua conta do Instagram segura

Agora que você já conseguiu recuperar a sua conta no Instagram, que tal torná-la mais segura e menos suscetível a novos golpes?

Confira as dicas a seguir.

Conta do Instagram hackeada: como recuperar o perfil e ser indenizado

Uma senha forte é igual a uma conta mais protegida

A primeira dica é quase um clichê da internet, mas é de grande importância, já que ela é muito eficiente para barrar golpistas que possam tentar acessar a sua conta: crie uma senha forte para a rede

É isso mesmo. Nada de 123456 ou a data do seu aniversário. Uma senha forte é composta por números diversos, preferencialmente aleatórios.

Isto significa números que não tenham nenhuma relação lógica aparente (como a sequência 123456, por exemplo), e também caracteres especiais (pontos, asteriscos, parênteses…), além de letras em maiúscula e minúscula.

Utilize senhas diferentes para redes sociais diferentes

É muito importante, também, criar diferentes senhas para cada uma de suas redes sociais.

Assim, se você sofrer um ataque à sua conta do Facebook, por exemplo, o golpista não conseguirá acessar o seu Instagram com a mesma senha.

Crie novas senhas periodicamente

Aprendeu a criar senhas fortes? Mantê-las atualizadas sempre é o próximo passo.

Isso quer dizer que você deve sempre alterar a sua senha, para que, dessa forma, o Instagram (e essa dica também vale para todas as outras redes sociais) consiga manter a sua conta ainda mais segura.

Cada usuário deve ter a sua própria senha

Mais um conselho clichê para o usuário da internet, mas que é necessário e deve ser reforçado sempre: mantenha a sua senha em sigilo e nunca a divida com ninguém.

Somente assim a segurança da sua palavra-chave estará garantida, caso contrário, sempre poderá haver uma forma de sua senha ser comprometida.

A sua conta é individual, por isso, a sua senha também deve ser. Não compartilhe-a com ninguém.

Use e abuse da autenticação em dois fatores do Instagram

A autenticação em dois fatores funciona como uma barreira extra para acessos de dispositivos estranhos, ou seja, aqueles que o Instagram não reconhece como vinculados a você e a sua conta.

Para ativar essa funcionalidade, clique em Configurações, depois em Segurança e em Autenticação de dois fatores.

Ao ativar essa configuração, você adiciona uma nova etapa de login às tentativas de acesso, o que ajuda a identificar e impedir uma ameaça à conta, já que, além da sua senha, haverá um código de segurança.

Verifique as contas vinculadas ao seu Instagram

Tenha o hábito de sempre verificar quais são as contas que estão vinculadas à sua. Acesse a seção de Configuração no aplicativo ou site do Instagram e clique em Segurança para visualizar quais são elas.

Em seguida, vá para Aplicativos e sites. Observe se há algum dispositivo que você não reconhece e, se esse for o caso, remova o seu acesso.

Lembre-se de sempre encerrar a sua sessão em outros dispositivos

É comum que nós deixemos os aplicativos com o login automático, porém, é importante se lembrar de sempre sair das suas redes sociais quando o dispositivo utilizado for público, como em computadores de bibliotecas e shoppings ou de alguma outra pessoa, conhecida ou não.

Jamais abra links duvidosos

Ao receber um link de algum perfil que você não conhece ou de algum amigo, atente-se para a possibilidade de esse ser um link hostil

Criado como uma armadilha para quem acessar, esse link permite que o golpista possa clonar seus aplicativos, invadir o seu dispositivo e descobrir seus dados bancários.

Mesmo que ele venha de alguém que você confia, fique atento.

Pode ser que essa pessoa também tenha sido hackeada e sua rede clonada.

Confira quais são os direitos do consumidor que teve o celular clonado em outro texto do Portal.

Para saber se o link é confiável, observe se a URL parece verdadeira e se você reconhece o nome do site. Se ainda houver dúvidas, faça uma busca no Google com o nome do site para descobrir se ele é verdadeiro.

E, é claro, não clique no link até ter certeza de que ele é confiável.

Ufa! Agora é só aproveitar as redes sociais com segurança

Recuperar a sua conta hackeada no Instagram pode te dar um certo trabalho e muita dor de cabeça, mas, como você pôde ver aqui, não é impossível.

Ainda melhor do que saber quais são as providências que devem ser tomadas em caso de golpes virtuais que envolvam a invasão da sua conta, é a possibilidade de se prevenir para que essa situação não aconteça.

Pensando nisso, além de aprender a recuperar o seu perfil, você também descobriu as formas mais eficazes – e fáceis! – de manter a sua conta segura e longe do radar dos golpistas. Todas as nossas dicas de segurança valem para o Instagram e também para outras redes sociais.

Você já passou por alguma situação parecida e conseguiu resolver com alguma das nossas dicas? Conta pra gente!


Passou por algum problema e quer ser ajudado(a) por um especialista?

Entre em contato conosco através de uma das opções abaixo:

Equipe O Portal do Consumidor
Equipe O Portal do Consumidor
Nossa equipe é especializada em Direito do Consumidor e Redação Jurídica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *