Bloqueio de contas dos Marketplaces – A verdade por trás das reclamações

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Bloqueio de contas dos Marketplaces – A verdade por trás das reclamações

Tem um marketplace e ouviu por aí algo sobre problemas com o MercadoPago ou MercadoLivre e Amazon?

Então, é melhor começar a ficar de olho aqui nesse post para entender como podemos lhe ajudar a entender tudo o que está acontecendo.

Inclusive, essa é a melhor alternativa para se preparar para qualquer eventualidade.

Entendendo as últimas notícias

As notícias são boas para quem comercializa produtos nos Marketplaces.

Isso porque, neste ano de 2020, devem movimentar na ordem de R$ 106 bilhões, segundo a ABComm.

Bloqueio de contas dos Marketplaces – A verdade por trás das reclamações

Além de estimar o crescimento de 18% nas vendas através das principais plataformas, entre elas AMAZON e Mercadolivre ou Mercadopago.

Por outro lado, não são tão boas para todos.

Principalmente para aqueles vendedores que tiveram suas contas bloqueadas.

Seja pelas plataformas AMAZON, MERCADOLIVRE ou MERCADOPAGO.

Tendo como consequência a retenção de valores que estavam em conta.

Causas dos bloqueios de contas

Os motivos mais comuns e que geram os bloqueios estão descritos nas políticas de cada um dos sites citados.

Porém, por falta de atenção ou até mesmo por desrespeito à lei, de forma deliberada pelos lojistas, as contas acabam bloqueadas.

Por exemplo, infringir uma regra da plataforma pode gerar o bloqueio.

As vezes por motivo justo, outras vezes por motivos nem tão justos assim.

Entre os destaques estão:

  • Problemas na comunicação entre cliente e vendedor;
  • Vender proibidos considerados inadequados;
  • Cadastrar os produtos de forma indevida para aumentar as buscas;
  • Divergências de informações relativos a compra, cartão ou entrega;
  • Tentativa de uso de cartões não habilitados, etc.

Vale dizer que essas plataformas entendem que o intuito ali é vender.

Portanto, existe um compromisso a ser cumprido.

Justamente por isso, é comum que a plataforma dê um aviso antes da suspensão, ainda que isso não seja uma regra.

Daí a importância de ler atentamente as regras de funcionamento da plataforma.

Bloqueio de contas dos Marketplaces – A verdade por trás das reclamações

Importante

Em relação aos produtos considerados inadequados ou proibidos, destaca-se:

  • Pornôs;
  • Armas;
  • Drogas;
  • Itens que fazem apologia a sexo, drogas ou armas, etc.

Contas bloqueadas – O que não te contam sobre o problema

O que você talvez ainda não saiba é que há uma imensidão de reclamações contra o site MERCADOLIVRE.

Sendo que Amazon, MercadoPago e outros podem acabar fazendo a mesma coisa.

Afinal, quase diariamente, o site faz o bloqueio de contas e mais contas.

Por outro lado, depois do bloqueio e via e-mail, pede para que o usuário acesse a conta.

O objetivo desse acesso é solicitar o desbloqueio mediante alguns protocolos de atendimento.

E é aqui que mora o maior problema:

Se a conta está bloqueada, como vou acessar a conta e solicitar o desbloqueio mediante protocolo?

 É isso mesmo caro leitor, o MercadoLivre bloqueia sua conta e depois pede via e-mail que você acesse sua conta e solicite o desbloqueio.

Tornando quase que impossível a resolução do problema de forma pacífica.

Lembrando que já não é fácil acessar o atendimento, o que deveria ser facilitado devido ao e-mail.

Mas que, por conta do bloqueio, torna tudo, no mínimo, um ciclo sem fim.

Além disso, não há nenhum número de telefone que você possa entrar em contato para resolver tal problema.

Sendo que em caso de contato via e-mail, é um robô que responde com mensagens automáticas e de forma desconexas.

Bloqueio de contas dos Marketplaces – A verdade por trás das reclamações

Mais importante que isso, vou lhe trazer outra questão:

Pasmem! Não há nada que você poderá fazer para resolver o problema de forma pacífica com MercadoLivre / MercadoPago.

Ainda mais quando você de fato tenha infringido uma regra das políticas do site.

Portanto, está é a resposta para as inúmeras reclamações e avaliações ruins em nosso site!

Afinal, além de não ter um meio de resolução, é difícil conseguir um meio de contato ou entender o que está acontecendo.

Em uma simples busca é possível encontrar diversas reclamações na internet.

Inclusive, há relatos de usuários que perderam todo seu capital por conta de bloqueios gerados pela plataforma.

Já outros, relatam que tiveram valores retidos por longo período de tempo.

O que não é nada interessante para os negócios.

As contas bloqueadas seguem caminho em outras empresas

Engana-se quem pensa que esse é um problema apenas do MercadoLivre ou MercadoPago.

Visto como um dos maiores marketplaces do Brasil.

Nesse mesmo caminho segue a gigante AMAZON.

Afinal, em um passado bem recente, iniciou suas operações no Brasil.

Nesse período, alguns usuários relatam que tiveram quantias gigantescas bloqueadas pela empresa.

Portanto, a promessa recebida por eles era de que os valores seriam desbloqueados em 90 dias.

Bloqueio de contas dos Marketplaces – A verdade por trás das reclamações

Mas decorrido o prazo, ainda permaneceram com a conta bloqueada e com dinheiro retido, indisponível para saque.

Desse modo, passou o tempo e nada tinha mudado.

Sendo que muitos nem uma posição da empresa conseguiram ter para o problema.

Como você fica nessa situação toda?

Para você que vende nessas plataformas é importante saber que tal prática é ilegal.

Além de ser extremamente prejudicial ao seu negócio já que, em caso de bloqueio, os resultados podem ter prejuízos incalculáveis.

Ao mesmo tempo, é muito difícil tentar adivinhar o motivo do bloqueio.

Porque, muitas vezes, as plataformas não oferecem informações suficientes para que você possa corrigir e então dar continuidade nas suas vendas.

Logo, sem saber o que fez de errado, não há como resolver a questão toda.

Da mesma forma, é igualmente ilegal não fornecer essas informações ao lojista que teve a conta bloqueada.

Esse direito está ligado ao chamado Princípio de Transparência, artigo 4 do Código de Defesa do Consumidor.

Voltado principalmente para compra e venda de produtos e/ou serviços.

Porém, é importante destacar que, caso você tenha cometido um “delito” em relação aos termos da plataforma, tudo fica mais difícil.

Mas se existe a certeza de que foi um erro do sistema ou algo do tipo, a punição deveria então ser direcionada a empresa.

Depois de ler tudo isso você deve estar se perguntando:

Será mesmo que vale a pena vender nessas plataformas?

E a resposta é SIM, vale a pena!

Vou lhe explicar o porquê:

  • Você anuncia na plataforma;
  • Calcula sua margem de lucro;
  • Não investe nada em marketing e
  • Recebe o dinheiro em 14 dias, ficando todos os encargos financeiros para plataforma.

Assim, você recebe praticamente à vista, em catorze dias. Enquanto a plataforma recebe parcelado do cliente em até 12 vezes.

Dessa maneira, você lojista, só paga se vender. Sem nenhum risco, podendo pegar capital e reinvestir para gerar mais recursos.

Entretanto, o problema está justamente quando você tem a conta bloqueada e não pode mais trabalhar com esse giro.

Neste cenário, eu tenho dicas e soluções para você que está passando por esse tipo de problema.

O Portal do Consumidor presta auxílio a diversos temas do direito do consumidor, sendo que esse tem sido um dos assuntos mais procurados.

Não perca a chance de resolver isso o quanto antes, ter o seu dinheiro de volta e alavancar o seu negócio.

Grande abraço e até o próximo post!


Passou por algum problema com bloqueios no marketplace e quer ser ajudado(a) por um especialista?

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Equipe O Portal do Consumidor
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Nossa equipe é especializada em Direito do Consumidor e Redação Jurídica.

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