Tem um marketplace e ouviu por aí algo sobre problemas com o MercadoPago ou MercadoLivre e Amazon?
Então, é melhor começar a ficar de olho aqui nesse post para entender como podemos lhe ajudar a entender tudo o que está acontecendo.
Inclusive, essa é a melhor alternativa para se preparar para qualquer eventualidade.
As notícias são boas para quem comercializa produtos nos Marketplaces.
Isso porque, neste ano de 2020, devem movimentar na ordem de R$ 106 bilhões, segundo a ABComm.
Além de estimar o crescimento de 18% nas vendas através das principais plataformas, entre elas AMAZON e Mercadolivre ou Mercadopago.
Por outro lado, não são tão boas para todos.
Principalmente para aqueles vendedores que tiveram suas contas bloqueadas.
Seja pelas plataformas AMAZON, MERCADOLIVRE ou MERCADOPAGO.
Tendo como consequência a retenção de valores que estavam em conta.
Os motivos mais comuns e que geram os bloqueios estão descritos nas políticas de cada um dos sites citados.
Porém, por falta de atenção ou até mesmo por desrespeito à lei, de forma deliberada pelos lojistas, as contas acabam bloqueadas.
Por exemplo, infringir uma regra da plataforma pode gerar o bloqueio.
As vezes por motivo justo, outras vezes por motivos nem tão justos assim.
Entre os destaques estão:
Vale dizer que essas plataformas entendem que o intuito ali é vender.
Portanto, existe um compromisso a ser cumprido.
Justamente por isso, é comum que a plataforma dê um aviso antes da suspensão, ainda que isso não seja uma regra.
Daí a importância de ler atentamente as regras de funcionamento da plataforma.
Em relação aos produtos considerados inadequados ou proibidos, destaca-se:
O que você talvez ainda não saiba é que há uma imensidão de reclamações contra o site MERCADOLIVRE.
Sendo que Amazon, MercadoPago e outros podem acabar fazendo a mesma coisa.
Afinal, quase diariamente, o site faz o bloqueio de contas e mais contas.
Por outro lado, depois do bloqueio e via e-mail, pede para que o usuário acesse a conta.
O objetivo desse acesso é solicitar o desbloqueio mediante alguns protocolos de atendimento.
E é aqui que mora o maior problema:
É isso mesmo caro leitor, o MercadoLivre bloqueia sua conta e depois pede via e-mail que você acesse sua conta e solicite o desbloqueio.
Tornando quase que impossível a resolução do problema de forma pacífica.
Lembrando que já não é fácil acessar o atendimento, o que deveria ser facilitado devido ao e-mail.
Mas que, por conta do bloqueio, torna tudo, no mínimo, um ciclo sem fim.
Além disso, não há nenhum número de telefone que você possa entrar em contato para resolver tal problema.
Sendo que em caso de contato via e-mail, é um robô que responde com mensagens automáticas e de forma desconexas.
Mais importante que isso, vou lhe trazer outra questão:
Pasmem! Não há nada que você poderá fazer para resolver o problema de forma pacífica com MercadoLivre / MercadoPago.
Ainda mais quando você de fato tenha infringido uma regra das políticas do site.
Portanto, está é a resposta para as inúmeras reclamações e avaliações ruins em nosso site!
Afinal, além de não ter um meio de resolução, é difícil conseguir um meio de contato ou entender o que está acontecendo.
Em uma simples busca é possível encontrar diversas reclamações na internet.
Inclusive, há relatos de usuários que perderam todo seu capital por conta de bloqueios gerados pela plataforma.
Já outros, relatam que tiveram valores retidos por longo período de tempo.
O que não é nada interessante para os negócios.
Engana-se quem pensa que esse é um problema apenas do MercadoLivre ou MercadoPago.
Visto como um dos maiores marketplaces do Brasil.
Nesse mesmo caminho segue a gigante AMAZON.
Afinal, em um passado bem recente, iniciou suas operações no Brasil.
Nesse período, alguns usuários relatam que tiveram quantias gigantescas bloqueadas pela empresa.
Portanto, a promessa recebida por eles era de que os valores seriam desbloqueados em 90 dias.
Mas decorrido o prazo, ainda permaneceram com a conta bloqueada e com dinheiro retido, indisponível para saque.
Desse modo, passou o tempo e nada tinha mudado.
Sendo que muitos nem uma posição da empresa conseguiram ter para o problema.
Para você que vende nessas plataformas é importante saber que tal prática é ilegal.
Além de ser extremamente prejudicial ao seu negócio já que, em caso de bloqueio, os resultados podem ter prejuízos incalculáveis.
Ao mesmo tempo, é muito difícil tentar adivinhar o motivo do bloqueio.
Porque, muitas vezes, as plataformas não oferecem informações suficientes para que você possa corrigir e então dar continuidade nas suas vendas.
Logo, sem saber o que fez de errado, não há como resolver a questão toda.
Da mesma forma, é igualmente ilegal não fornecer essas informações ao lojista que teve a conta bloqueada.
Esse direito está ligado ao chamado Princípio de Transparência, artigo 4 do Código de Defesa do Consumidor.
Voltado principalmente para compra e venda de produtos e/ou serviços.
Porém, é importante destacar que, caso você tenha cometido um “delito” em relação aos termos da plataforma, tudo fica mais difícil.
Mas se existe a certeza de que foi um erro do sistema ou algo do tipo, a punição deveria então ser direcionada a empresa.
Depois de ler tudo isso você deve estar se perguntando:
E a resposta é SIM, vale a pena!
Vou lhe explicar o porquê:
Assim, você recebe praticamente à vista, em catorze dias. Enquanto a plataforma recebe parcelado do cliente em até 12 vezes.
Dessa maneira, você lojista, só paga se vender. Sem nenhum risco, podendo pegar capital e reinvestir para gerar mais recursos.
Entretanto, o problema está justamente quando você tem a conta bloqueada e não pode mais trabalhar com esse giro.
Neste cenário, eu tenho dicas e soluções para você que está passando por esse tipo de problema.
O Portal do Consumidor presta auxílio a diversos temas do direito do consumidor, sendo que esse tem sido um dos assuntos mais procurados.
Não perca a chance de resolver isso o quanto antes, ter o seu dinheiro de volta e alavancar o seu negócio.
Grande abraço e até o próximo post!
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