Só quem já teve um voo cancelado ou atrasado sabe como isso pode comprometer não apenas um dia inteiro, mas toda uma viagem.
Principalmente se você passou meses organizando o seu roteiro, marcando passeios ou reuniões de trabalho, entre outras atividades.
Pensando nisso, separamos aqui os principais tópicos que podem ser do seu interesse para entender não apenas porque isso acontece, mas quais são os seus direitos diante de tal situação.
Afinal, nem sempre você estará no destino final ou terá para onde ir.
Então, confira:
Boa leitura!
A princípio, é natural que durante a organização da sua viagem, você não pense sobre o que pode acontecer antes de chegar ao destino.
Em outras palavras, cancelamentos e atrasos não são exatamente algo colocado no roteiro.
Não à toa, quando acontece, o consumidor é pego de surpresa e pode acabar entrando em desespero, simplesmente por não saber o que pode fazer.
Dessa forma, é preciso pensar que imprevistos podem acontecer em qualquer negócio.
Isso porque, existem coisas que não estão sobre o controle humano.
No caso de voos atrasados, as causas mais comuns incluem alterações no clima e problemas com a aeronave.
Assim, são casos quando acontecem chuvas muito fortes, tempestades com ventos ou muita neblina.
Ao mesmo tempo, é possível que a revisão da aeronave antes do voo apresente algum problema.
Como resultado, aquele avião não pode voar por um determinado tempo.
Nesses casos, é possível que o voo apenas atrase por alguns minutos ou horas.
Um exemplo disso foi uma tartaruga que apareceu em uma pista de decolagem e acabou atrasando todos os voos daquele dia.
Neste cenário, o voo pode ser apenas atrasado ou cancelado.
Tanto quando o clima não é favorável como quando a aeronave realmente apresentou algum problema ou falha.
O cancelamento de voos também pode acontecer se for constatado algum risco a segurança.
Seja ele qual for.
Como por exemplo problemas internos da companhia, problemas com algum passageiro, e a lista segue.
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É preciso destacar aqui que o consumidor que vai viajar estabelece uma relação de consumo com a companhia.
Portanto, essa passa a ser uma relação jurídica, desde que você comprou a passagem, funcionando como um contrato.
O resultado, é que existem normas a serem seguidas, tanto por parte da companhia como do consumidor.
Exemplo disso são as regras de itens que podem ser levadas na bagagem de mão, peso de bagagem, horários de embarque, etc.
Mas não é só isso.
Essa relação de consumo também estabelece o que chamamos de responsabilidade objetiva.
Isso quer dizer que você não tem culpa e não precisa provar isso diante de um voo cancelado ou atrasado.
Porém, se isso gerou algum dano a você, é responsabilidade da companhia resolver a situação.
Bom, agora é chegada a hora de entender um pouco mais sobre toda a questão de responsabilidade da companhia aérea.
Então, pegue seu bloquinho de notas.
Não há como negar que ter o voo cancelado é um medo comum entre aqueles que já passaram por isso.
Justamente por isso, existe uma dica geral de viagem que é: nunca marque nada para o primeiro dia.
Como resultado, se acontecer qualquer imprevisto, as chances de você perder dinheiro são menores.
O que você precisa ter em mente é que as companhias podem sim cancelar voos, por diversos motivos.
Aqui, existem dois grupos de passageiros:
Se você estiver no aeroporto para fazer a viagem e descobrir que o voo foi cancelado, os seus direitos incluem:
Vale destacar que, nos dois primeiros casos, está suspensa a assistência material.
Já no último, cabe a empresa oferecer as assistências enquanto você aguarda o voo.
Se você estiver no meio do caminho e o voo for cancelado, os seus direitos incluem:
Vale dizer que, no primeiro e nos dois últimos casos, a empresa é obrigada a fornecer assistência.
Já nos dois outros, a empresa pode suspender essa assistência.
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No caso de voos atrasados, mas que ainda vão acontecer, os principais direitos estão ligados a assistência material.
Então, a assistência inclui:
Vale destacar que esses direitos significam nenhum custo extra para o consumidor.
Por fim, vale dizer que, se a companhia se recusar a oferecer os seus direitos em casos de cancelamentos ou atrasos, é essencial recorrer.
Inicialmente, vale a pena conversar com a companhia, para tentar resolver mais rapidamente.
Porém, quando isso não for possível, você pode acessar o site do Portal do Consumidor solicitando a indenização.
Inclusive, se o seu voo atrasou e a companhia não está oferecendo assistência, também reivindique uma indenização.
Cabendo danos morais e até materiais, dependendo da situação.
Uma dica é conferir a 123 Perdi Meu Voo, que vem ajudando muitos viajantes a buscar a compensação financeira mais rapidamente.
Essa também é uma maneira de ajudar na fiscalização para que as empresas sejam mais justas com os clientes.
Teve algum problema com bagagem extraviada? Conheça seus direitos neste post.
Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o voo cancelado ou atrasado?
Comenta aqui embaixo ou compartilhe as suas dicas de viagens, experiências e até o que gostaria de ver aqui na página.
Grande abraço e até o próximo post!
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