Cansado de receber ligação de cobrança indevida? Saiba o que fazer

Cobranças indevidas e juros abusivos em empréstimo consignado: como conseguir a devolução de valores
Cobranças indevidas e juros abusivos em empréstimo consignado: como conseguir a devolução de valores
2 de março de 2021
Voo cancelado devido ao Coronavírus – Conheça os direitos do consumidor e as novas regras das companhias aéreas
Voo cancelado devido ao Coronavírus – Conheça os direitos do consumidor e as novas regras das companhias aéreas
9 de março de 2021
Cansado de receber ligação de cobrança indevida? Saiba o que fazer

Não é incomum que muitos brasileiros reclamem sobre alguma ligação de cobrança indevida e insistente, que torna o celular um fardo.

Seja porque a empresa que está ligando simplesmente é incansável, o que é uma prática abusiva, porque não é o número do indivíduo que procuram ou porque você já cansou de dizer que não conhece aquela pessoa.

Inclusive, existem casos de brasileiros que desistem de um número e compram outro chip.

Só para ter um pouco mais de sossego.

Pensando nisso, aqui você vai conferir:

  • Cobranças e nome negativado
  • Cansado de receber ligação de cobrança indevida?
  • O que fazer?
  • Ligação de cobrança indevida cabe indenização

Boa leitura!

Cobranças e nome negativado

Cansado de receber ligação de cobrança indevida? Saiba o que fazer

A princípio, vale destacar que as empresas podem ligar por vários motivos diferentes.

Entretanto, o mais comum é para falar sobre dividas que resultaram na negativação de um CPF.

Em outras palavras, para tentar negociar uma conta que está em aberto.

O problema é que isso pode se tornar algo corriqueiro e bastante complicado.

Veja, mesmo que a empresa queira fazer um acordo, isso não significa que o cliente tenha como fazer um.

Ou mesmo que o cliente esteja disposto a isso.

Sendo assim, já seria necessário um cuidado extra.

Mas não é só isso.

Acontece que o Código de Defesa do Consumidor é muito claro em relação a cobranças.

Isso porque, a empresa tem o direito de fazer a cobrança, mas nunca pode colocar o cliente em situações de constrangimento, ridículo ou fazer ameaças.

Quando isso acontece, é possível recorrer com uma ação, cabendo indenização.

A questão é que nem sempre o cliente passa o número correto para as empresas, as vezes o número muda e não é atualizado no cadastro e outras possíveis situações.

Inclusive, muitos erros acontecem devido a área, que não é informada ou está incorreta.

Logo, você pode acabar recebendo cobranças que não são suas, ou que são, mas que está passando dos limites.

Cansado de receber ligação de cobrança indevida?

A cobrança indevida é caracterizada como uma ação onde não existe mais uma relação entre as partes ou que a mesma já foi resolvida.

Por exemplo, se você tinha uma dívida e fez o pagamento.

O ato de pagar e estar em dia ou não ter mais uma parceria com a empresa ou instituição é um sinal de acordo mútuo.

Logo, a empresa não tem mais motivos para entrar em contato com você e, menos ainda, de fazer alguma cobrança.

Mas isso acontece, e muito.

Em outras palavras, a ligação de cobrança indevida é quando você é importunado sem motivos, como pendências financeiras, atrasos ou negativação do nome.

O que fazer?

Bom, para começar, é preciso entender a situação.

Nas primeiras ligações, tente entender o que está acontecendo, ou seja, o motivo daquele número estar ligando.

É importante destacar aqui que você nunca deve passar nenhum tipo de dado nessas ligações.

Já que pode ser um meio de fraude.

Depois de entender a situação, você já pode seguir alguns dos caminhos possíveis.

Assim, se a atendente está falando sobre uma cobrança, atraso ou negativação, entenda se é possível.

Anote o número de protocolo do atendimento, nome da atendente e entre em contato direto com a empresa.

Da mesma forma, se você não tem relação nenhuma com aquela empresa, é melhor ficar atento.

Pode ser que os seus documentos tenham sido fraudados, que a ligação seja uma fraude ou simplesmente erraram o número.

Neste caso, diga de maneira clara que você não tem relação e que não quer mais receber aquelas ligações.

Um exemplo comum disso, é quando as empresas ligam perguntando de uma pessoa “x” e você não conhece o indivíduo.

Então, você diz que não conhece, eles desligam e, uma hora ou alguns dias depois, ligam novamente.

E isso continua.

Também existem aqueles casos em que um ou mais números ligam várias e várias vezes ao dia, mas assim que você atende, a ligação cai.

Fora as ligações eletrônicas, mensagens e assim por diante.

Portanto, diante de uma ligação de cobrança indevida, siga os seguintes passos:

  • Busque entender a ligação, de quem é e quem procura;
  • Anote todas as informações sobre a ligação, como protocolos e nomes;
  • Se você não conhecer a pessoa ou não tiver relação com a empresa, informe isso ao atendente e peça para que não ligue mais;
  • Se persistir, entre em contato direto com a empresa.

Dica de ouro

Uma dica é acessar o site Não Me Perturbe e bloquear o número que vem fazendo a ligação.

Principalmente voltado para o telemarketing.

O site é uma exigência da Anatel devido as constantes reclamações devido ao setor de telefonia.

Para isso, você deve acessar o site, clicar em “Cadastro > Solicitar Bloqueio > Quero me cadastrar”.

Depois que o cadastro estiver feito, é só preencher as informações, como número e empresas e pronto.

Ligação de cobrança indevida cabe indenização

Caso você já tenha entrada em contato com a empresa, solicitado a parada da ligação de cobrança indevida e o seu desejo não esteja sendo respeitado, é hora de mudar a tática.

Essas ligações podem ser consideradas como abusivas, um ato de constrangimento e capaz de ferir a dignidade.

Com isso, cabe indenização por danos morais.

Cansado de receber ligação de cobrança indevida? Saiba o que fazer

Um exemplo disso aconteceu no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Neste, uma empresa de call center foi condenada por ligar mais de 80 vezes para a pessoa errada.

Isso mesmo quando o indivíduo já havia dito que não era e não conhecia aquela pessoa que estavam procurando.

Além de parar com as ligações, a empresa teve que pagar uma indenização de R$ 5 mil.

Nos autos do processo, a atitude da empresa acabou por “acabar com a tranquilidade e invadir a esfera privada” do sujeito.

Além disso, devido ao excesso de ligações, a relatora considerou um caso clássico de abuso do exercício da empresa, sendo ilegal.

Basicamente, a empresa infringiu a lei do Código de Defesa do Consumidor.

Portanto, se algo semelhante vem acontecendo e você já tentou resolver com a empresa, não deixe de procurar os seus direitos.

Acesse o site de O Portal do Consumidor e registre sua queixa.

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida referente a ligação de cobrança indevida?

Comenta aqui embaixo ou compartilhe a sua experiência com nossos leitores.

Grande abraço e até o próximo post!


Passou por algum problema e quer ser ajudado(a) por um especialista?

Entre em contato conosco através de uma das opções abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *