Contestação e cancelamento no cartão de crédito: qual a diferença?

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Contestação e cancelamento no cartão de crédito: qual a diferença?

Contestação e cancelamento no cartão de crédito: qual a diferença?

A contestação e cancelamento no cartão de crédito não é um assunto novo, mas ainda existem muitos brasileiros que não sabem como tudo isso funciona.

Pensando nisso, separamos aqui as diferenças entre contestar e cancelar essas compras.

Para esclarecer dúvidas e responder todas as suas perguntas.

Aqui, você vai conferir:

  • Contestação e cancelamento no cartão de crédito – Entenda
  • Contestação
  • Cancelamento
  • A diferença entre contestação e cancelamento no cartão de crédito
  • Compras parceladas – O desafio do cancelamento

Boa leitura!

Contestação e cancelamento no cartão de crédito – Entenda

Contestação e cancelamento no cartão de crédito: qual a diferença?

Sempre que uma compra é realizada com cartão, você precisa saber que existem muitos processos que são realizados em poucos segundos.

Isso porque, o cartão é apenas o meio de pagamento.

Sendo que esse meio foi liberado por um banco ou instituição financeira, que funciona como o intermediário.

Além do mais, temos a bandeira do cartão, que também entra nesse sistema.

Pense que, ao fazer a compra, você passa o cartão, que repassa todas as informações para o sistema da bandeira.

Quando a compra está dentro do limite e considerada “ok”, é passada para a instituição, que faz o pagamento no seu lugar.

Por fim, você paga o banco com a chegada da fatura, devolvendo aquele valor.

Entender isso é importante para compreender melhor porque algumas coisas demoram mais que outras, como um cancelamento, estornos, etc.

A partir disso, vamos entender melhor cada uma dessas palavras:

Contestação:

A contestação vem do termo inglês chargeback e é caracterizada pela devolução de uma transação.

Em termos simples, é um processo onde o cliente do cartão entra em contato com o banco contestando uma compra, por exemplo.

Neste cenário, o banco vai ter que entrar em contato com a empresa ou loja que fez a venda, solicitando uma confirmação.

A confirmação de compra pode demorar até 5 dias para ser enviada.

Geralmente, a loja ou empresa pode apresentar documentos que comprovem tal ação, como uma cópia do comprovante de cartão assinado.

Na maior parte das vezes, a contestação acontece quando você não reconhece uma compra.

Por exemplo, suponha que você esteja analisando a fatura que vai pagar e veja um valor de R$ 200 em um estabelecimento que não conhece.

Contestação e cancelamento no cartão de crédito: qual a diferença?

Assim, você pode tentar descobrir onde é aquele lugar, seja na sua cidade ou não.

Entretanto você não fez aquela compra, e nem outras pessoas que tem acesso ao seu cartão, como conjugues e filhos.

Contestações também são comuns para compras online.

De qualquer maneira, você não reconhece aquela compra.

Importante

Algumas contestações podem começar porque você não se lembra da compra.

Entretanto, no processo acaba se lembrando ou descobre que alguém que você conheça e emprestou o cartão realizou tal ação.

Cancelamento:

A contestação e cancelamento no cartão de crédito vem como uma maneira de facilitar a vida do cliente.

Desse modo, o cancelamento é muito mais comum e acontece por motivos diversos, seja antes ou após o pagamento.

Uma situação muito comum é quando você faz uma compra, mas desiste dela alguns segundos depois.

Logo, existem dois cenários possíveis:

  • Quando o seu pedido ainda não foi enviado, a empresa pode cancelar a compra, mas é algo que deve ser rápido;
  • Quando o produto já foi despachado, é preciso esperar que ele chegue até a sua residência e então solicitar a devolução.

Neste caso, vale dizer que todas as compras feitas online tem um prazo de sete dias, que é o direito do arrependimento.

Mas não é só isso, o cancelamento pode acontecer em diversas situações.

Como quando dá erro na maquininha e o cartão acaba passando duas vezes, quando o valor passado foi errado ou mesmo quando não foi parcelado como deveria.

A diferença entre contestação e cancelamento no cartão de crédito

Agora que você já conhece cada um dos termos, fica um pouco mais fácil entender a diferença entre cada um deles.

Contestação e cancelamento no cartão de crédito: qual a diferença?

Em primeiro lugar, a contestação é algo mais incomum e que, na maior parte das vezes, está ligada a problemas.

Como fraudes de cartões.

Já o cancelamento, é algo mais comum, que pode acontecer no dia-a-dia de qualquer pessoa e negócio.

Em segundo lugar, a contestação é um meio direto com a instituição do cartão.

Como resultado, é uma ação mais negativa para as lojas e empresa, já que o banco entra em contato com você, não o cliente.

Nesses casos, é interessante a loja tentar conversar com o cliente, para saber o que aconteceu e explicar melhor a situação.

Afinal, pode se tratar apenas de alguma confusão ou uso por conhecidos.

Em terceiro lugar, existem maneiras de evitar esse tipo de problema.

Para evitar o cancelamento, a empresa pode dar prazos reais de entrega, focar em boas descrições de produtos, conversar com o cliente e assim por diante.

Lembrando que o cliente não precisa apresentar um motivo para ter o direito do arrependimento.

Já a contestação, pode ser evitada garantindo mais proteção nas compras, com sistemas melhores e mais eficazes.

Além do mais, a empresa pode solicitar uma assinatura online, envio de documentos e fotos, etc.

Compras parceladas – O desafio do cancelamento

As compras parceladas sempre geram mais perguntas que respostas e o motivo é simples: existem muitas regras a serem seguidas.

Neste cenário, é importante destacar que a contestação e cancelamento no cartão de crédito é possível, antes que o pagamento se inicie.

Em outras palavras, depois de pagar a primeira parcela, tudo fica mais difícil.

Em síntese, a lei afirma que não dá para cancelar compras parceladas remanescentes.

Geralmente, isso resultaria não apenas no cancelamento, mas também no estorno.

Porém, não se trata de algo impossível, já que existem alguns casos exceção.

Dessa maneira, se você já pagou, o mais comum é o cancelamento do restante e um crédito referente a parcela.

Por isso, se você notar alguma compra que não reconhece ou quer cancelar, é essencial fazer isso antes de pagar a primeira fatura com a primeira parcela.

Então, pense antes de fazer as compras e sempre fique de olho na sua fatura.

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida sobre a contestação e cancelamento no cartão de crédito?

Comenta aqui embaixo para que possamos ajudar você ou aproveite e compartilhe as suas dicas e experiências com nossos leitores.

Grande abraço e até o próximo post!


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