Os problemas com telefonia estão entre as principais reclamações dos brasileiros, que ficam não apenas dependentes, mas também perdidos em meio a tantos serviços de telefonia que não funcionam.
Como resultado, fica aquela dúvida do que realmente pode ser feito não apenas para resolver tal situação.
Mas também para comprovar esses problemas.
Pensando nisso, aqui separamos os seguintes tópicos para você:
Boa leitura!
Antes de mais nada, é válido destacar que existem diversas reclamações que você pode encontrar em fóruns, no ReclameAqui ou em páginas online.
Porém, a maior parte dessas reclamações giram em torno de assuntos parecidos, que talvez seja o seu desafio diário.
Logo, temos:
Não é incomum encontrar cobranças de serviços na fatura que você nunca contratou, como um pacote de SMS.
As redes de telefonia tentam dificultar os cancelamentos, muitas vezes vencendo o cliente pelo cansaço.
Ou seja, é aquele processo de repassar sempre para outro setor, ligação cair ou até apresentar informações que você não conhecia, como multas.
Muitas empresas não cumprem o próprio contrato, seja oferecendo um serviço de menor qualidade que o prometido, adicionando informações que não estão ali através de conversas e assim por diante.
Inclusive, você deve observar o contrato atentamente, para exigir que a empresa siga com o que está no documento.
Além disso, é uma maneira de evitar cobranças.
A portabilidade se refere ao número.
Em síntese, você tem o direito de mudar de linha/operadora e continuar com o mesmo número.
As operadoras podem apresentar períodos diferentes para essa migração, mas ela pode ser feita por uma taxa de até R$ 4.
Outras reclamações e problemas comuns incluem internet de baixa qualidade, trocas de pacotes, mau atendimento, contratos que são cancelados sem solicitação, propagandas enganosas, etc.
Primeiramente, é importante destacar que nem sempre será fácil resolver esses problemas.
Pelo contrário.
Na maior parte das vezes, a paciência será uma das suas melhores armas.
Mas não se engane: ser paciente é bem diferente de aceitar qualquer condição e está longe de ser equivalente a ter seus direitos reduzidos.
Portanto, você vai começar tentando resolver esses problemas de maneira extrajudicial.
O foco de fazer isso longe da justiça é resolver a questão toda mais rapidamente, sendo o principal intuito dos cliente.
Logo, você pode:
A maneira mais simples de resolver problemas com telefonia é conversando com a operadora.
O ideal é fazer isso através do SAC ou de números específicos, se houver.
Durante o atendimento, peça e anote o número de protocolo (s), nome do atendente (s), data e hora da ligação.
Informe de maneira clara qual é o seu desejo, que não vai mudar de ideia, que não quer conhecer outras “opções”.
Você também pode baixar aplicativos que gravam as ligações, para guardar tudo.
A Anatel é o órgão que regulamenta a telefonia aqui no Brasil, então, se a primeira opção falhar, é preciso recorrer a ela.
Geralmente, a Anatel solicita os números de protocolos, daí a importância de anotar, para que você registre as reclamações no site.
O processo todo é simples e rápido.
Depois disso, a própria Anatel avalie o caso e entra em contato com a empresa, solicitando uma manifestação em até 5 dias úteis.
Se a operadora entrar em contato e a resposta for insatisfatória ou caso não entre em contato, é possível enviar uma reclamação e seguir para a última opção.
O Procon é o principal órgão do consumidor e que pode facilitar a resolução de problemas.
Aqui, você pode entrar com um processo administrativo que, muitas vezes, gera alguma resposta rápida das telefonias.
Este órgão vai pedir informações gerais sobre os problemas e o que você já tentou fazer, bem como a sua versão dos fatos.
Portanto, a telefonia é solicitada para prestar esclarecimentos, geralmente enviando um representante.
Se ainda assim, você não tiver o seu problema resolvido, a melhor aposta é o ingressar com uma ação.
Ou seja, hora de buscar meios judiciais.
Você pode preencher um formulário em O Portal do Consumidor, clicando aqui. Após o envio de sua reclamação e dados, um especialista irá avaliar o seu caso e entrar em contato para iniciar todo o processo em busca de seus direitos.
Por fim, a comprovação dos problemas que você vem enfrentando com a telefonia pode ser feita de diversas maneiras.
Com o mundo digital atual, é comum que tudo esteja na rede.
Logo, você tem acesso a diversos e-mails, prints, páginas de acesso, faturas e mais.
Ao mesmo tempo, todos aqueles dados que você anotou, como números de protocolo, ligações, nomes de atendentes e gravações de ligações, também são provas.
Porém, é importante ter em mente que problemas mais específicos podem requerer outras provas.
Por exemplo, se você está sofrendo com débitos automáticos ou mesmo serviços extras que estão sendo cobrados.
Então, é importante apresentar essas cobranças, faturas e o seu contrato.
Para serviços que foram cancelados, mas você continua pagando, é válido apresentar o pedido, como o número do protocolo daquela ligação, contrato novo ou algo do tipo.
Além disso, a operadora pode fornecer documentos importantes.
Como históricos das chamadas, cópias de contratos e outras informações referente a sua conta.
Uma questão comum que vem ocorrendo são os problemas com sinal de telefone e internet.
Se você já reclamou, mas o problema persista e seja superior a 30 minutos, você tem direito a um desconto de acordo com o tempo que ficou sem o serviço.
Dessa forma, você pode reclamar diretamente com a operadora, Anatel ou na plataforma do Portal do Consumidor.
Em casos de quedas constantes, é possível cancelar o seu contrato sem nenhuma multa ou mesmo sem o período estipulado em contrato ser concluído.
Enfim, você ainda ficou com alguma dúvida de como resolver e comprovar problemas com telefonia?
Comenta aqui embaixo e compartilhe as suas dicas e experiências com nossos leitores.
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Grande abraço e até o próximo post!
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